Acredita no Primeiro Passo já apoia mais de 200 mil empreendedores
Declaração foi dada pelo ministro Wellington Dias
- Categoria: Geral
- Publicação: 07/05/2025 11:51
- Autor: Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional 07/05/2025 - 11:21 Brasília

Regulamentado na última segunda-feira, o Acredita no Primeiro Passo é o programa que garante crédito para impulsionar pequenos negócios e o empreendedorismo para pessoas inscritas no CadÚnico. E aí, logo vem as dúvidas… Como fazer? Onde ir? Com quem falar?
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os CRAS - que são os Centros de Referência e Assistência Social - são a base. As parcerias com as redes bancárias também ajudam. E aí a gente fala de Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Banco do Brasil.
Foi criado um Fundo Garantidor para dar condições financeiras para quem é de baixa renda ou até que não tem renda para montar o próprio negócio. Os juros são mais baixos, 0,7% ao mês.
O ministro Wellington Dias explicou em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nesta quarta-feira (7), que é como pegar o empreendedor pela mão.
"A ideia é pegar na mão, tirar ali daquela situação abaixo do limite da pobreza, levar para a condição de superação da pobreza e para a classe média. Então, esse caminho já são mais de 200 mil empreendedores do Bolsa Família, do Cadastro Único, em todo o Brasil".
O ministro disse que a ideia é comemorar, em breve, o primeiro milhão de empresas e empresários do Bolsa Família que abriram seus negócios pelo Acredita. E as mulheres têm sido prioridade. Até o momento, elas representam 67% dos investimentos.
Outro eixo do programa é o acesso ao emprego. Para isso, a pessoa precisa procurar uma qualificação por meio do Sebrae, do Sistema S ou de Institutos Federais. Para ter uma ideia de onde estão as vagas e em quais áreas. LEIA MAIS EM RádioAgência
Edição:
Sâmia Mendes / Marizete Cardoso
Leia Mais

10/05/2025 07:57
Política- A proposta de redução de penas para os envolvidos no 8 de janeiro ameaça a democracia
Propostas de anistia para os envolvidos nos eventos de 8 de janeiro geram polêmica e preocupações sobre a segurança jurídica no Brasil.

10/05/2025 07:50
INSS: Lula não dá prazo de devolução do dinheiro e culpa gestão Bolsonaro
Presidente disse na Rússia que as autoridades vão investigar “se tinha alguém do governo passado envolvido” nas fraudes no INSS

10/05/2025 07:42
Cobras invadem fórum em Santa Quitéria, e sindicato denuncia insegurança; veja vídeo
SindJustiça aponta que presença de animais compromete a integridade física dos trabalhadores

10/05/2025 07:36
JUSTIÇA -STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem
Ramagem deve continuar respondendo por três crimes: golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

10/05/2025 07:26
Fraude no INSS: na Rússia, Lula explica demora na investigação e diz que não tem pressa
Presidente disse que o foco é 'apurar com seriedade'. Perguntado sobre o ressarcimento dos aposentados descontados indevidamente, Lula respondeu que a devolução depende da constatação de quantas pessoas foram enganadas.